Categoria: Artigos
Data: 11/06/2023
Junho chegou e a cidade de Campina Grande está novamente envolvida com a festa do São João. Neste período do ano, o trânsito na cidade fica caótico, nos finais de semana os restaurantes ficam movimentados e as casas cheias, pois os parentes querem visitar a cidade para conhecer de perto o chamado "Maior São João do Mundo".

De modo geral, as pessoas que participam da festa não fazem ideia de quem é o João que dá nome à mesma e que movimenta todo o Nordeste neste período do ano. O João do São João é o filho de Zacarias e Isabel, o primo de Jesus que morava no deserto, se vestia de maneira rústica e tinha um hábito alimentar bem simples, ele comia gafanhoto com mel silvestre. João Batista ou João o batizador nasceu com uma vocação muito especial, ele foi chamado para ser o precursor do Messias, ele nasceu para preparar o caminho do Messias, ele veio anunciar que o Messias estava chegando.

João Batista se tornou uma figura muito conhecida em Israel, no primeiro século, quando ele apareceu dizendo às multidões: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" - (Mt 3.2) e por causa da sua mensagem, ele atraiu muita gente e alguns se tornaram os seus discípulos, gente que o seguia e queria aprender com ele. Dentre os discípulos de João encontrava-se André o irmão de Simão Pedro.
Numa ocasião quando João viu a Jesus, que ia ao seu encontro, ele fez uma declaração que sintetizava a sua mensagem, ele disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" - (Jo 1.29).

Neste período do ano, quando nos vemos cercados por uma festa que mexe com toda a cidade, entendo que a Igreja do Senhor não pode perder o São João, ou seja, ela precisa aproveitar a oportunidade para contar a história de João Batista, mostrando o propósito do seu nascimento e o conteúdo da sua mensagem, o que, sem dúvida alguma nos levará a falar sobre a graça de Deus. Transforme o São João numa época adequada para testemunhar da graça de Deus revelada na face do seu amado Filho, o Senhor Jesus, que é o Cordeiro de Deus capaz de perdoar pecados, ou seja, não deixe a festa passar sem que você testemunhe de Jesus.

Pr. Calvino Rocha

Autor: Igreja Presbiteriana de Campina Grande   |   Visualizações: 13 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário