Categoria: Artigos
Data: 19/11/2023
Lendo o capítulo 17 do Evangelho de João, encontramos um texto maravilhoso onde Jesus decidiu interceder pelos seus discípulos. A oração feita pelo Senhor ficou conhecida como "Oração sacerdotal" e nela o encontramos orando não apenas pelos seus discípulos imediatos, a quem se refere da seguinte maneira: "É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus" - (Jo 17.9), mas Ele também orou por aqueles que viessem a crer no seu nome: "Não rogo, somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra" - (Jo 17.20), portanto, podemos entender que Jesus orou por mim e por você.

De acordo com o apóstolo João, naqueles dias, o Senhor se encontrava em Jerusalém e a cruz se aproximava dele, portanto, Ele sabia que estava de partida e que os seus discípulos enfrentariam lutas, dificuldades e perseguição, por isso decidiu interceder por aqueles homens. Na referida oração, o Senhor tratou de alguns temas que Ele julgava necessários e urgentes: Ele pediu que os seus discípulos fossem guardados do mal; Ele queria que os discípulos fossem santificados na verdade; Ele queria que houvesse unidade entre os seus discípulos, para que o mundo soubesse que Ele foi enviado pelo Pai.

Lendo a oração sacerdotal, feita pelo Senhor Jesus, fico emocionado, afinal, naquele dia, o Senhor estava orando por mim, pela minha fé, pela minha vida espiritual e perceber isto é fascinante. No entanto, lendo a carta de Paulo aos Romanos, aprendo que o Senhor Jesus não orou por mim e por você apenas naquele dia, enquanto a cruz se aproximava, mas o velho apóstolo aos gentios nos informa que Jesus está à direita de Deus e intercede por nós - (Rm 8.34) e o autor da Carta aos Hebreus diz que Jesus, que é o nosso único e perfeito Sacerdote, vive para interceder por nós - (Hb 7.25).
A certeza de que Jesus é o Sumo Sacerdote que está à direita de Deus Pai intercedendo por nós, deve trazer alegria, gratidão, consolo, encorajamento e paz para o nosso coração, o que deve levar-nos a descansar Nele.

Pr. Calvino Rocha

Autor: IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPINA GRANDE   |   Visualizações: 171 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário