Categoria: Artigos
Data: 29/10/2023
Querendo Deus, na próxima terça-feira celebraremos os 506 anos de Reforma Protestante do século XVI. Quando pensamos em Reforma inevitavelmente nos lembramos de Martinho Lutero afixando as suas 95 Teses na porta da Capela do Castelo de Wittemberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517, convocando as pessoas para um debate, ou então nos lembramos de João Calvino que, com o seu ministério, causou um grande impacto na cidade de Genebra que era conhecida pela violência, imoralidade e corrupção, ou ainda nos lembramos de Zuínglio, Knox, Cranmer e Simmons. Todavia, preciso dizer que Deus, na sua infinita graça, usou muitos outras pessoas para que a Reforma Protestante abalasse o mundo.

Dentre os ilustres desconhecidos, usados por pelo Senhor, encontramos o florentino Pietro Martire Vermigli que foi chamado por Teodoro de Beza como "Uma fênix que surgiu das cinzas de Savanarola". 

Vermigli nasceu no dia 8 de setembro de 1499 e influenciado por Juan de Valdés e pelos escritos de Martin Bucer e Ulrico Zuínglio tornou-se um estudioso da Bíblia e um pregador fiel da Escrituras e quando numa série de sermões na Primeira Carta aos Coríntios negou a existência do purgatório foi perseguido e proibido de pregar.

Quando a Inquisição foi estabelecida na Itália em 1542, profundamente inquieto, afinal ele abraçara plenamente as ideias reformadas, Vermigli precisou fugir e escreveu uma carta aos cônegos de Lucca que terminava afirmando: "Estou livre da hipocrisia pela graça de Cristo".

Por causa da sua erudição escolástica, rabínica e patrística, ele passou a auxiliar diversas iniciativas protestantes no norte da Europa e depois de algumas semanas em Zurique e Baliseia foi para Estrasburgo a convite de Martin Bucer e se tornou professor de teologia lecionando o Antigo Testamento e a Epístola aos Romanos. João Calvino o convidou várias vezes para pastorear a igreja italiana de Genebra e lecionar naquela cidade. Pietro Vermigli inspirou com seus escritos muitos tchecos perseguidos, ao longo de várias gerações. Em setembro de 1561, compareceu com Teodoro de Beza ao Colóquio de Poissy na França. O ilustre reformador italiano faleceu em sua residência em Zurique em 1562.

Enquanto lia a história de Pietro Martire Vermigli, um desconhecido para muitos de nós, me lembrei de que o Senhor pode fazer coisas extraordinárias através de ilustres desconhecidos totalmente dedicados a Ele. Aquele que usou Lutero, Calvino, Knox, Zuinglio e Vermigli também deseja usar a sua vida para causar um verdadeiro impacto neste mundo caído e corrompido, portanto, faça como Isaías e diga ao Senhor: "Eis-me aqui, envia-me a mim" - (Is. 6.8).
Pr. Calvino Rocha

Autor: IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPINA GRANDE   |   Visualizações: 40 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário