Categoria: Artigos
Data: 26/11/2023
O Dia de Ação de Graças nasceu no século XVII, no mês de novembro de 1620, quando um grupo de 102 peregrinos ingleses desembarcou na América do Norte fugindo da perseguição religiosa na Europa. Um ano depois de chegar à América, o governador, para agradecer a colheita farta, resolveu instituir um feriado para "dar graças" - Thanksgiving – na ocasião, os peregrinos convidaram os nativos para participar da comemoração, afinal, eles ensinaram os peregrinos a plantar e caçar, mas, somente em 1863 o presidente Abraham Lincoln decidiu transformar o Dia de Ação de Graças num feriado nacional.

No Brasil, a data foi oficialmente instituída pelo presidente Gaspar Dutra, através de uma lei de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Em 1966 uma nova lei estabeleceu que a comemoração do dia de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira do mês de novembro.

É interessante perceber que, tanto nos Estados Unidos da América quanto no Brasil houve a oficialização de uma
data para a comemoração do Dia Nacional de Ação de Graças e a escolha de uma data oficial para agradecer, mais do que estimular o espírito de gratidão, é um claro testemunho de que nós precisamos de ajuda, porque, infelizmente, temos memória curta e nos esquecemos facilmente as bênçãos recebidas. Além da memória curta, como John Piper afirmou "Há uma razão muito boa pela qual os seres humanos por natureza não desejam exaltar a Deus com ação de graças ou glorificá-lo como seu benfeitor. A razão é que isso diminui a glória deles mesmos, e todas as pessoas por natureza amam
a sua própria glória mais do que a glória de Deus" - (A raiz da ingratidão, voltemos ao evangelho).

Tendo isto em mente, preciso dizer que agradecer é fundamental, até porque pessoas gratas são mais felizes, são pessoas de fácil manejo, são pessoas que conseguem tirar o melhor do pior, são pessoas que conseguem perceber a mão graciosa de Deus sobre a vida, por isso mesmo quero desafiá-lo, por meio destas poucas linhas, a cultivar um coração grato, afinal, tudo o que temos e somos vem das graciosas mãos do nosso Pai Celeste.

Pr. Calvino Rocha

Autor: IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPINA GRANDE   |   Visualizações: 26 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário