Categoria: Artigos
Data: 04/08/2024
O falecido reverendo J. Angel James contou esta história ocorrida na Inglaterra do século XIX. Ele disse o seguinte: "Deixei a minha casa quando era jovem e comecei a minha vida profissional como funcionário de uma das maiores empresas da cidade de Manchester. Fui educado na religião, mas parei de orar e me afastei de Deus".
A vida de James poderia ter sido arruinada não fosse a graça de Deus. Naqueles dias, o Senhor usou um colega de trabalho, recém contratado, para afastá-lo da destruição.
James disse que gostou do jeito daquele rapaz, recentemente contratado pela empresa, bem como do fato dos seus chefes pedirem que eles morassem juntos, ou seja, ocupando o mesmo cômodo. Ele disse que na primeira noite tentou dormir rapidamente, mas não conseguiu, por isso viu quando aquele novo funcionário entrou no quarto para dormir. A lamparina ainda estava queimando sobre a mesa e, James disse que percebeu que antes de trocar a roupa, o seu colega retirou uma Bíblia da mala e sentou-se para lê-la. Então, silenciosamente, se ajoelhou ao lado da cama e começou a orar.
Enquanto observava aquela cena, a consciência de James foi despertada e ele foi tomado por uma profunda convicção de pecado, sendo levado ao arrependimento e à fé em Cristo Jesus. Depois daquela experiência, James deixou o emprego e deu início aos estudos de teologia, se formou e foi ordenado. Cinquenta anos depois daquela noite transformadora, o reverendo James ainda contava esta história e, segundo Richard Newton, J. Angel James se tornou um dos ministros do Evangelho mais relevantes da Inglaterra dos seus dias. Enquanto lia esta história, me lembrei de que em muitos casos a primeira Bíblia que as pessoas ao seu redor lerão, será a sua vida, ou seja, antes de ouvirem falar do Evangelho, elas descobrirão que você é crente e observarão a sua vida, a sua linguagem, os seus modos e o seu comportamento; elas lerão a sua vida.
A minha preocupação é saber o que as pessoas, que convivem com você na empresa onde você trabalha, ou a secretária que trabalha em sua casa tem a dizer sobre o seu estilo de vida? Meu irmão, talvez você nunca tenha pensado nisto, mas a sua vida é lida pelas pessoas, portanto, se você é um discípulo de Jesus, seja coerente, tenha uma vida santa, irrepreensível e digna de ser imitada pelas pessoas. Faça da sua vida um instrumento que aponte para Jesus. Lembre-se, o Senhor pode usar até mesmo o seu silencioso testemunho para despertar no coração das pessoas o desejo de conhecer o seu Mestre.
Pr. Calvino Rocha